Polícia do Paraná investiga morte de guarda municipal em Foz do Iguaçu

Vítima era tesoureiro do PT; acusado teve prisão preventiva decretada

Publicado em 11/07/2022 - 15:30 Por Agência Brasil - Brasília

A Polícia Civil do Paraná investiga a morte do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, morto em Foz do Iguaçu no último sábado (9). "Ele e o policial penal federal Jorge Jose da Rocha Guaranho se desentenderam durante a festa de aniversário de Arruda. Os dois acabaram baleados", informou, por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado.

De acordo com o comunicado, Guaranho segue internado em estado grave. "Imagens estão sendo analisadas e testemunhas sendo ouvidas. A Polícia Científica está atuando no procedimento pericial que auxiliará para que os fatos sejam esclarecidos e o Inquérito Policial relatado e encaminhado à justiça", concluiu a secretaria. A Justiça determinou hoje (11) a prisão preventiva do policial penal.

Marcelo Aloizio de Arruda era tesoureiro do PT e foi candidato a vice-prefeito de Foz do Iguaçu nas últimas eleições.

Em coletiva ontem (10), a delegada da Polícia Civil do Paraná Iane Cardoso informou que a corporação foi acionada por volta das 23h, quando as duas vítimas já haviam sido atendidas e levadas ao hospital.

Repercussão

Em seu perfil no Twitter, ontem, o presidente Jair Bolsonaro escreveu: "Independentemente das apurações, republico essa mensagem de 2018: 'Dispensamos qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores. A esse tipo de gente, peço que, por coerência, mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos'".

Hoje, Bolsonaro enfatizou que não apoia "ninguém que, pela violência, faz política". "O que eu tenho a ver com esse episódio de Foz Iguaçu? Nada. Somos contra qualquer ato de violência. Eu já sofri disso na pele. A gente espera que não aconteça, obviamente. Agora, o histórico de violência não é do meu lado. É do lado de lá", disse, no Palácio do Planalto, a jornalistas.

Também por meio das redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse estar em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná e com o governo do estado. "Meus sentimentos às famílias que tanto perderam com o triste episódio das agressões em Foz do Iguaçu. A vida é nosso bem maior, e ela deve ser respeitada, assim como nossas opiniões".

Em nota, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, lamentou a morte do guarda municipal. "Minha solidariedade à família de Marcelo e também à família do outro envolvido nesta tragédia. O processo democrático precisa ser defendido por toda a sociedade, mas em um ambiente harmônico, com respeito às individualidades e,  principalmente, pautado em ideais".

Prisão preventiva

A conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva atendeu a pedido do Núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, que acompanha as investigações.

Matéria alterada às 18h36 para acrescentar sexto parágrafo com declaração do presidente Bolsonaro.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias