logo Agência Brasil
Geral

Cartilha traz orientações sobre proteção de dados de celular

Documento traz dicas de segurança e orientações
Alex Rodrigues* - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 26/10/2022 - 12:03
Brasília
Uso de Smartphone e celular
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) disponibilizou, gratuitamente, na internet, uma publicação com dicas de segurança e orientações sobre o que fazer em caso de furto ou roubo de telefones celulares.

Lançado em setembro, o fascículo Furto de Celular integra a Cartilha de Segurança para a Internet e orienta os usuários a configurar seus aparelhos de forma a dificultar o acesso de terceiros a dados sensíveis armazenados na memória do telefone, como senhas de acesso a bancos e redes sociais.

As recomendações vão do uso de senha para proteger o chip e da ativação da geolocalização à lembrança da importância de quem tem seu aparelho furtado, roubado ou extraviado solicitar à operadora telefônica que desative e bloqueie o telefone, além de fazer um boletim de ocorrência, notificar as instituições financeiras cujos aplicativos tenham sido instalados no aparelho.

Vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o centro de estudos foi criado com a missão de realizar estudos e apresentar propostas que ampliem a segurança no uso de ferramentas tecnológicas de acesso à rede mundial de computadores. Além das cartilhas de orientação, o Nic.br também oferece, na internet, vídeos curtos com mais instruções sobre como reforçar a segurança e adotar boas práticas no ambiente digital. 

 

*A matéria foi corrigida às 15h30 do dia 27 de outubro. Diferentemente do publicado, a Cartilha de Segurança para a Internet foi lançada em setembro, e não em outubro. O fascículo lançado em outubro diz respeito a segurança para uso e descarte de celulares e tablets