Hoje é Dia: luta dos povos indígenas e internet segura são destaques

Confira as principais datas da semana entre 5 e 11 de fevereiro

Publicado em 05/02/2023 - 07:55 Por Edgard Matsuki - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A semana entre os dias 5 e 11 de fevereiro reserva três datas que dialogam diretamente com a conscientização da população. No dia 7 é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data foi criada em 2008 e chama a atenção para as questões ligadas aos povos originários do Brasil - como a crise humanitária Yanomami, em Roraima.

Em matéria publicada em 2017, a Agência Brasil enumerou os direitos assegurados pela Constituição de 1988 aos povos indígenas. Foi a partir daí que passou a ser garantido o respeito e a proteção à cultura das populações originárias.

Um episódio de 2013 do Caminhos da Reportagem (Indígenas: a luta dos povos esquecidos), da TV Brasil, percorreu o país para mostrar a luta dos indígenas para permanecer na terra de seus antepassados. Assista:

O dia 11 de fevereiro tem duas datas importantes para o campo da ciência e tecnologia. A participação das mulheres na ciência é celebrada desde 2015 pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O programa Ciência é Tudo, da TV Brasil, trouxe um episódio sobre a data, falando sobre o espaço que as mulheres têm na construção do saber científico, além de trazer histórias de mulheres inspiradoras e que ajudaram a chegar às grandes descobertas da ciência:

A outra efeméride do dia 11 é o Dia Internacional da Internet Segura. A data é de suma importância para destacar questões como privacidade de dados, ameaças cibernéticas e o bom uso das ferramentas de tecnologia. A Agência Brasil já fez matérias (como em 2014 e 2021) sobre o assunto.

Escritores célebres e o papa que renunciou

A semana também conta com datas dedicadas à memória de nomes históricos no mundo da literatura. No dia 6 de fevereiro, o nascimento do filósofo, escritor e orador português Padre Antônio Vieira completa 415 anos. Em 2008, o programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, reconstituiu a trajetória desse personagem da história brasileira:

No dia 8, o nascimento do escritor francês Júlio Verne, autor de obras como 20 mil Léguas Submarinas e Viagem ao Centro da Terra, completa 195 anos. Sua história foi contada em 2015 pelo Portal EBC. Já no dia 10, o nascimento do dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht completa 125 anos. Em 2014, o História Hoje, veiculado pela Radioagência Nacional, resumiu a vida e a obra de Brecht:

Nesta semana, a renúncia de Joseph Ratzinger ao papado completa 10 anos. Foi em 11 de fevereiro de 2013 que o papa Bento XVI (que morreu em dezembro de 2022) anunciou que deixaria o cargo. Foi a primeira renúncia de um papa na era moderna. Bento XVI, que ficaria conhecido como papa emérito, foi sucedido pelo atual papa, Francisco.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

5 a 11 de fevereiro de 2023
5

Nascimento do organista, professor e compositor fluminense Antônio Silva (115 anos)

Dia Nacional da Mamografia

6

Nascimento do filósofo, escritor e orador português Padre Antônio Vieira (415 anos)

Acidente aéreo de Munique com a equipe do Manchester United (65 anos)

7

Nascimento do cantor fluminense Paulo Fortes (100 anos)

Nascimento do jornalista, crítico musical e pesquisador musical paulista José Ramos Tinhorão (95 anos) - o acervo de Tinhorão foi comprado pelo Instituto Moreira Salles, que o digitalizou e o disponibiliza abertamente na internet

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas - instituído pela Lei Nº 11.696 de 12 de junho de 2008

Dia Nacional do Trabalhador Gráfico - data criada em 1923, em razão de uma greve praticada por profissionais gráficos, que reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos

8

Nascimento do escritor francês Júlio Verne (195 anos) - autor de “20 mil Léguas Submarinas” e “Viagem ao Centro da Terra”

Nascimento do compositor e pianista paulista José Antônio Rezende de Almeida Prado (80 anos) - membro da Academia Brasileira de Música, considerado um dos maiores expoentes da música erudita no Brasil

Morte do cantor e compositor paulista Otávio Henrique de Oliveira, o Blecaute (40 anos) - atuou na Rádio Nacional. Era também conhecido pela alcunha de “General da Banda”, devido a seu maior sucesso, a marchinha de Carnaval homônima

10

Nascimento do dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht (125 anos) - seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo

11

Papa Bento XVI anuncia que renunciará ao pontificado (10 anos)

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência - data aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência

Dia Internacional da Internet Segura

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias