Hoje é Dia: Santos Dumont e Bruce Lee são destaques da semana

Confira as principais efemérides entre os dias 16 e 22 de julho

Publicado em 16/07/2023 - 07:15 Por Edgard Matsuki - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Duas figuras icônicas têm aniversários de nascimento e de morte na semana entre os dias 16 e 22 de julho. Coincidentemente, as duas efemérides ocorrem em 20 de julho. Nesta data, há 150 anos, nascia Santos Dumont. Em 2021, a Agência Brasil e a Radioagência Nacional contaram a história do voo do 14 Bis. O percurso de 60 metros em 7 segundos a dois metros do solo foi um marco na aviação mundial. 

No mesmo dia, a morte do artista marcial e ator Bruce Lee (que tem o nome de Lee Jun-fan) completa 50 anos. A história dele foi retratada no História Hoje, da Radioagência Nacional em 2011.

Outras figuras também célebres também são destaques na semana. No dia 16 de julho, o nascimento do músico fluminense Djalma de Andrade, conhecido como Bola Sete, completa 100 anos. Virtuose no violão, ele fez parte do casting da Rádio Nacional na época de ouro do rádio. Ele teve a trajetória contada no Jazz Livre! em 2020 e teve uma participação em 1952 relembrada no quadro Rádio Memória do Revista Rio no ano passado. 

No dia 19 de julho, a morte da atriz Dercy Gonçalves completa 15 anos. Figura icônica do entretenimento brasileiro, ela teve a trajetória contada no Repórter DF (no quadro #TBT) no ano passado. 

Datas históricas e comemorativas

No dia 22 de julho, foi realizada a primeira transmissão do Programa Nacional, hoje conhecido como "A Voz do Brasil". O programa de rádio, que continua em transmissão até hoje e é produzido pela Empresa Brasil de Comunicação, é o mais antigo do país e do Hemisfério Sul. O programa pioneiro foi tema de matéria no especial de 100 anos de rádio no Brasil na Radioagência Nacional. 

Um pouco antes, no dia 17 de julho, a assinatura do Estatuto de Roma, que estabeleceu a Corte Penal Internacional completa 25 anos. Esse tratado histórico criou o primeiro tribunal penal internacional permanente, buscando responsabilizar indivíduos por crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade. Em 2002, o Brasil ratificou o estatuto do TPI. 

Para fechar a lista, o dia 20 de julho é marcado pelo Dia Nacional do Tatuador. A data, que foi criada para homenagear o tatuador dinamarquês Knud Harald Lykke Gregersen (responsável pelo início da tatuagem artística no Brasil), foi tema do Repórter Brasil em 2018. 

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

Julho de 2023
16

Morte da cantora cubana Úrsula Hilaria Celia Caridad Cruz Alfonso, a Celia Cruz (20 anos) - foi a maior intérprete cubana, tendo recebido vinte discos de ouro e recebendo o título de "Rainha da Salsa"

Nascimento do músico fluminense Djalma de Andrade, o Bola Sete (100 anos) - foi contratado pela Rádio Nacional, onde acompanhava cantores e participava de regionais, pequenos grupos e orquestras

17

Estreia do filme musical " The Beatles: Yellow Submarine", em Londres (Submarino Amarelo) (55 anos)

O Estatuto de Roma é aberto para assinatura na Itália (25 anos) - o tratado estabelece a Corte Penal Internacional, primeiro tribunal penal internacional permanente

Execução do Czar Nicolau II e sua família, durante o andamento da Guerra Civil Russa (105 anos)

18

Nascimento do político, advogado e ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (105 anos)

Invasão do teatro Galpão e agressão contra a equipe da peça "Roda Viva", por membros do Comando de Caça aos Comunistas, o CCC (55 anos)

Dia Internacional Nelson Mandela - instituído pela Assembleia Geral da ONU em resolução de apoio a uma data comemorativa iniciada em 2009 pela Fundação Nelson Mandela que incentivava as pessoas a dedicarem 67 minutos de seu tempo na ajuda ao próximo; Nelson Mandela, nascido em 18 de julho de 1918, dedicou 67 anos de sua vida a serviço da humanidade

19

Morte da atriz e humorista fluminense Dercy Gonçalves, aos 103 anos (15 anos)

20

Morte do artista marcial, ator, diretor de cinema, produtor cinematográfico, roteirista, instrutor de artes marciais, filósofo e autor sino-americano Bruce Lee (50 anos)

Nascimento do aeronauta, esportista, autodidata e inventor mineiro Santos Dumont (150 anos)

Promulgação da Lei nº 8685, que cria mecanismos de fomento à atividade audiovisual (30 anos)

Dia Nacional do Tatuador - instituída pelo SETAP-SP (Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing de São Paulo), para marcar a data em que o tatuador dinamarquês, Knud Harald Lykke Gregersen, chegou em São Paulo, dando início à tatuagem artística profissional feita com máquina elétrica no Brasil

22

Papa Francisco visita o Brasil, para presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro (10 anos)

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias