Estação do Guandu volta a operar com 100% de capacidade no Rio
![Inea/Divulgação Fiscais do Inea fazem vistoria em empresas no polo de Queimados, na Bacia do Rio Guandu - Inea/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A Estação de Tratamento de Água do Guandu, no Grande Rio, voltou a operar, às 4h17 desta terça-feira (29), com 100% de capacidade. A informação foi divulgada, por meio de nota à imprensa, pelo governo estadual, responsável pela operação da estação, através da estatal Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro - Cedae.
A unidade havia interrompido o fornecimento de água no início da manhã de segunda-feira (28) devido à presença de surfactantes (composto presente em detergentes) no rio Guandu. Ainda na noite de segunda-feira, o abastecimento foi parcialmente retomado.
Normalização
De acordo com o governo, o abastecimento de água pode levar até 72 horas para ser normalizado nas regiões atendidas pelo sistema Guandu, que inclui o Rio e vários municípios da Baixada Fluminense (como Duque de Caxias e Nova Iguaçu).
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, estão buscando identificar quem descartou o material no rio Guandu.
Em entrevista coletiva na segunda-feira, o Inea e a Cedae informaram que o material foi lançado na água de forma criminosa.
![Alex Rocha/PMPA Porto Alegre (RS), 18/10/2024. Museu de Arte de Porto Alegre retoma atividades neste sábado, dia 19, com exposição](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)