Polícia do Rio faz ação na Rocinha para cumprir 34 mandados de prisão
![REUTERS/Ricardo Moraes/Proibida reprodução Vista geral da favela da Rocinha durante o surto de doença de coronavírus (COVID-19), no Rio de Janeiro, Brasil, 29 de abril de 2020. Foto tirada em 29 de abril de 2020. Reuters/Ricardo Moraes/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Policiais militares fazem, nesta terça-feira (17), uma operação na comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro. É para cumprir 34 mandados de prisão. Entre os alvos há criminosos foragidos de estados como o Ceará e Goiás, de acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que também participa dos trabalhos.
Segundo o governo do Rio, mais de 400 policiais militares participam da ação, entre eles, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Ação com Cães e do Grupamento Aeromóvel (GAM). Os agentes também cumprem nove mandados de busca e apreensão.
Durante a operação, um homem - identificado como Vitor dos Santos Lima - foi morto, segundo o advogado Alberico Montenegro.
Montenegro defendeu Vitor em um processo sobre associação para o tráfico, iniciado em 2017. Ele contou que seu cliente foi morto nesta terça-feira, sem oferecer qualquer resistência à abordagem policial, conforme ele apurou com testemunhas no local.
Morte
“Ele não devia mais nada à Justiça. Pagou o que tinha que pagar à Justiça. Ele queria voltar a estudar e trabalhar. Nesta semana, ele me pediu informação para tirar [a carteira] de identidade e estava com carta de emprego. Sua vida foi ceifada por policiais num ato covarde”, protestou Montenegro.
O advogado também enviou à reportagem vídeos que teriam sido gravados durante a operação policial desta terça-feira. Neles, alguns policiais aparentemente não estavam usando câmeras corporais.
A Polícia Militar informou que, durante a ação “criminosos armados atiraram contra as equipes policiais, gerando confronto. Após estabilizarem a área, os policiais identificaram cápsulas deflagradas de diversos calibres, inclusive de metralhadora antiaérea ponto 50. Um homem atingido e já sem vida foi localizado”.
Ainda de acordo com a PM, área foi isolada e a Delegacia de Homicídios da Capital foi acionada. Além disso, uma mulher deu entrada ferida no Hospital Miguel Couto.
Em relação às câmeras corporais, a PM informou que a Corregedoria Geral irá analisar as imagens.
*Matéria atualizada às 14h33 de 17/12/2024 para acrescentar informações da Polícia Militar
![Rosinei Coutinho/SCO/STF Sessão plenária do STF. 29/02/2024 - Ministro Flávio Dino na sessão plenária do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Mike Frey-Imagn Images/proibida reprodução Novak Djokovic em entrevista coletiva durante o Aberto da Austrália
24/01/2025 Mike Frey-Imagn Images](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 18/02/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebe o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, nesta manhã no Palácio do Planalto
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Cachoeiras de Macacu (RJ) 25/11/2024 – A copa do Jequitibá-rosa (Cariniana legalis) milenar, com mais de 40 metros de altura, destacada no Parque Estadual dos Três Picos, que recebe monitoramento do Projeto Guapiaçu para restauração da Mata Atlântica e educação ambiental. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 18/11/2024 - O presidente da Argentina, Javier Milei, participa da plenária sobre reforma das instituições no G20. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)