logo Agência Brasil
Geral

Ação em SP orienta população a agir em eventos climáticos extremos

Campanha da Defesa Civil vai continuar durante todo o verão
Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 17/01/2025 - 12:52
São Paulo
São Paulo (SP), 17/01/2024 - Agente da Defesa Civil do Estado faz ação de conscientização sobre riscos causados por temporais em estação de metrô de SP. Foto:  Pablo Jacob/Governo de SP
© Pablo Jacob/Governo de SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou hoje (17) ações para alertar e orientar a população a se proteger de eventos climáticos intensos, como temporais, vendavais e inundações. A distribuição de panfletos começou pela estação Pinheiros, um dos pontos da rota da linha 4 - Amarela do Metrô, por onde passam 800 mil passageiros por dia útil, em média. 

A campanha continuará durante todo o verão. Além da linha amarela, da concessionária ViaQuatro, a estação serve de conexão com a linha 9 - Esmeralda de trem, administrada pela ViaMobilidade. Ao lado da estação, há um terminal de ônibus, o que aumenta as chances de difusão do material educativo.

São Paulo (SP), 17/01/2024 - Agente da Defesa Civil do Estado faz ação de conscientização sobre riscos causados por temporais em estação de metrô de SP. Foto:  Pablo Jacob/Governo de SP
Agentes da Defesa Civil do Estado em ação de conscientização sobre riscos causados por temporais em estação de metrô de SP. Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

As instruções contidas no material impresso serão veiculadas também nos monitores que ficam dentro dos vagões do metrô. Vídeos serão transmitidos nos trens das linhas 1 - Azul, 2 - Verde e 3 - Vermelha do Metrô, além das linhas 4 - Amarela e 5 - Lilás, da ViaQuatro. As equipes escaladas para a ação esclarecem eventuais dúvidas dos passageiros.

Segundo o porta-voz da Defesa Civil estadual, Maxwel Souza, o objetivo é evitar mortes e acidentes. Além de contratar, treinar agentes e modernizar equipamentos como radares e viaturas, o órgão tem realizado treinamentos em escolas e de líderes de comunidades.

Núcleos comunitários

"São muitas as ações de prevenção. Educação nas escolas, nas áreas de risco, com treinamentos simulados, com a criação de núcleos comunitários", afirmou Souza. Ele disse que, embora haja esforço por parte da gestão estadual, o déficit e a precariedade de moradias não serão resolvidos em um mandato. 

"O objetivo é que a população esteja informada, para que a gente tenha uma mudança de comportamento", argumentou, citando casos em que pessoas se arriscam ao decidir se deslocar em meio a deslizamentos e alagamentos.

Questionado sobre a dinâmica nas comunidades, o porta-voz explicou que o papel das lideranças dos grupos é fundamental, por conhecer os moradores e saber identificar a casa de pessoas que precisam de ajuda para serem retiradas do local. A agilidade nesta etapa pode salvar a vida de crianças, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, idosos e animais de estimação.

Alertas meteorológicos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta que indica, para o período entre a manhã de hoje e a de amanhã (18), forte possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) na região metropolitana de São Paulo. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é considerado baixo para esta sexta-feira.

Para municípios do interior do estado, contudo, deve chover mais. O volume previsto é de uma faixa entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos ainda mais intensos (60-100 km/h) e significativo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, enchentes e de descargas elétricas.

Nos próximos dias, não deve haver muita variação. A temperatura ficará entre 19º e 30º, com m pancadas de chuva e trovoadas isoladas.