Ban Ki-moon condena ataque à escola da ONU em Gaza
![Divulgação/Mohammed Saber/Agência Lusa/Direitos Reservados Ataques aéreos na Faixa de Gaza (Divulgação/Mohammed Saber/Agência Lusa/Direitos Reservados)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou hoje (30) o ataque de Israel a uma escola que servia de abrigo da ONU para refugiados em Gaza, que matou pelo menos 16 palestinos, inclusive crianças.
“Nada é mais vergonhoso que atacar crianças dormindo”, Ban Ki-moon ao desembarcar na Costa Rica, para uma visita oficial, segundo informações da Agência de Notícias da ONU. “Foi um ataque condenável. É injustificável. E exige responsabilização e justiça”, acrescentou.
De acordo com o chefe da ONU, a localização da escola foi comunicada por 17 vezes militares israelenses, inclusive na noite de ontem (29), horas antes do ataque.
A escola é gerenciada pela Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês). O chefe da agência, Pierre Krähenbühl, disse que o ataque ao abrigo foi “uma afronta” e motivo “de vergonha universal”.
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília (DF), 17/03/2024, O ministro do STF, Gilmar Mendes, durante entrevista exclusiva em seu gabinete. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)