Presidente da Zâmbia morre em Londres e vice assume o poder

Publicado em 29/10/2014 - 14:57 Por Da Agência Lusa - Lusaca

O vice-presidente da Zâmbia, Guy Scott, foi nomeado hoje (29) chefe de Estado interino, em substituição ao presidente Michael Sata, que morreu em Londres, onde estava em tratamento há uma semana. Scott é o primeiro líder branco a assumir o poder na África desde Frederik de Klerk, que governou a África do Sul de setembro de 1989 a maio de 1994. De Klerk foi substituído por Nelson Mandela, primeiro governante negro do país.

Segundo o ministro da Defesa e Justiça, Edgar Lungu, Scott ocupará o cargo até as eleições, que provavelmente se realizarão em umo prazo de 90 dias. O anúncio evita uma possível crise constitucional, já que Lungu e Scott poderiam disputar o poder.

Lungu, membro poderoso do partido Frente Patriótica, foi nomeado presidente interino por Sata quando este partiu para o Reino Unido em busca de tratamento médico. Sata morreu terça-feira em Londres, no Hospital Edward VII, de uma doença que ainda não foi revelada.

O presidente interino e o ministro Lungu pertencem a fações rivais dentro do partido que está no poder. No entanto, Scott, de 70 anos, não é elegível para o cargo de presidente devido às regras de parentesco com estrangeiros impostas pela Constituição de 1996 da Zâmbia.

Há algum tempo, comentava-se que Michael Sata estava gravemente doente – o presidente não era visto em público desde o seu regresso da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas no mês passado, onde, contrariando planos prévios, não discursou. Há uma semana, Sata foi para Londres em busca de tratamento.

Últimas notícias