Dilma e primeiro-ministro turco discutem na Austrália comércio e diplomacia
Em sua primeira agenda oficial a Brisbane, na Austrália, onde será realizada a Cúpula do G20 nos próximos dois dias, a presidenta Dilma Rousseff se reuniu hoje (14) com o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, no Hotel Royal on The Park. Os dois conversaram por cerca de uma hora sobre as relações comerciais e diplomáticas de seus países e temas relacionados à crise econômica internacional, informou a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
A presidência do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, será assumida formalmente pela Turquia em dezembro. O país também receberá a cúpula do próximo ano. Os dois países procuram se articular e defendem reformas para aumentar a participação de outros países nas decisões das instituições econômicas e financeiras internacionais.
Antes de se reunir com o primeiro-ministro turco, a presidenta fez reuniões com ministros e assessores que fazem parte da delegação brasileira. Com fuso horário 12 horas à frente do Brasil, já é sábado em Brisbane. Depois que amanhecer o dia por lá, às 8h30 (20h30 de hoje em Brasília), Dilma tem reunião com outros chefes de Estado do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Às 10h deste sábado (22h de hoje em Brasília), a presidenta vai ao plenário do Parlamento de Queensland, onde acontece a primeira rodada de conversas reservadas com chefes de Estado e de Governo do G20. Às 12h, participará do almoço oferecido aos chefes de Estado pelo primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, nos jardins do Parlamento. A partir das 15h15 de sábado (3h15 em Brasília), a presidenta discursará na sessão plenária do G20.
Os países do G20 representam cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e 60% da população do planeta. Na cúpula, os líderes mundiais devem apresentar resultados sobre discussões que vêm ocorrendo nos setores de infraestrutura, regulação financeira e troca automática de informações tributárias entre os países. Representando o Brasil, Dilma deve apresentar os investimentos feitos pelo governo federal, em parceria com o setor privado, para a melhoria dos sistemas de transportes, por meio do Programa de Investimentos em Logística.
Além da reunião bilateral com o primeiro-ministro turco, estão previstos encontros de Dilma com presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da China, Xi Jin Ping, e com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Os ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, acompanham a presidenta.
*O título da matéria foi alterado às 19h17 do dia 14/11/2014 para adequação