Líderes da Ásia-Pacífico apostam na integração econômica regional
Líderes da Ásia e do Pacífico, entre os quais os presidentes dos Estados Unidos, da China e da Rússia, decidiram hoje (11) "aprofundar a integração econômica" da região e iniciar conversações para transformá-la em uma zona de comércio livre.
"Todos concordamos que a integração econômica é o motor para um duradouro e forte crescimento da Ásia-Pacífico", disse o presidente chinês, Xi Jinping, ao final da 22ª cúpula anual da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).
A cúpula reuniu durante dois dias, em Pequim, líderes de 21 países do Anel do Pacifico, área que se estende da Austrália ao Vietnã, e que inclui as três maiores economias do planeta (Estados Unidos, China e Japão).
"Entramos numa nova fase histórica", disse o presidente chinês sobre o futuro da Apec, um fórum de diálogo e cooperação criado em 1989 cujos membros representam 57% do Produto Interno Bruto mundial.
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 22/01/2025 - Sociólogo Jessé Souza na DR com Demori . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)