Serra Leoa anuncia reabertura de escolas em março

Publicado em 04/02/2015 - 12:08 Por Da Agência Lusa - Freetown

O governo de Serra Leoa anunciou hoje (4) a reabertura das escolas do país no dia 30 de março, após um fechamento de sete meses, para diminuir a propagação do vírus ebola.

As salas de aula têm estado vazias desde que o governo decretou estado de emergência, em julho de 2013, em resposta à epidemia que matou quase 9 mil pessoas na África Ocidental. Destas, mais de 3 mil em Serra Leoa.

epa04332724 A photograph made available 27 July 2014 shows Liberian health workers in protective gear on the way to bury a woman who died of the Ebola virus from the isolation unit in Foya, Lofa County, Liberia, 02 July

Escolas  foram fechadas como medida preventiva à propagação do vírus ebola Ahmed Jalanzo/EPA/Agência Lusa

O ministro da Educação de Serra Leoa, Minkailu Bah, informou que serão disponibilizados termômetros para todas as escolas. Cada uma delas contará com centros de isolamento para casos suspeitos da doença.

Serra Leoa é um dos três países da África Ocidental mais afetados pela epidemia, junto com a Guiné-Conacri e a Libéria. O número de novas infecções no país diminuiu significativamente nas últimas semanas.

Na Guiné-Conacri, as escolas reabriram no dia 19 de janeiro e, na Libéria, o recomeço das aulas está previsto para o próximo dia 16.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias