Suspeito de atentados em Copenhague é identificado como Omar El Hussein

Publicado em 16/02/2015 - 10:20 Por Da Agência Lusa - Copenhague

Polícia da Dinamarca divulga imagem de suspeitos de atentado em Copenhague (EPA/Polícia Dinamarquesa/Agência Lusa)

Polícia da Dinamarca divulga imagem de suspeitos de atentado em Copenhague (EPA/Polícia Dinamarquesa/Agência Lusa)EPA/Polícia Dinamarquesa/Agência Lusa

O suspeito de ser o autor dos dois atentados a tiros em Copenhague, que deixaram dois mortos, foi identificado em vários órgãos de imprensa dinamarqueses como Omar El Hussein, de 22 anos, nascido e criado na Dinamarca.

O tabloide dinamarquês Ekstra-Bladet informou que o jovem, do qual a polícia diz ter cadastro por “infrações à legislação sobre armas e violência”, tinha saído da prisão há duas semanas depois de ter cumprido pena por ofensas corporais graves.

“O possível autor dos fatos está identificado. É um jovem de 22 anos, nascido na Dinamarca, conhecido da polícia por vários delitos, entre os quais infrações à legislação sobre armas e violência e também pelas suas ligações com grupos de delinquentes”, informou a polícia de Copenhague em comunicado.

O jovem foi morto por agentes da polícia na madrugada desse domingo (15), depois de ter disparado contra eles. Os investigadores não deram informações sobre uma eventual influência da ideologia islâmica. Os trabalhos, segundo eles, estão voltados para o itinerário do jovem, antes, durante e depois dos tiroteios, o primeiro ocorrido na tarde de sábado (14), em um centro cultural onde era realizado um debate sobre islamismo e liberdade de expressão. O segundo foi na noite de domingo, em frente à grande sinagoga de Copenhague.

No total, os atentados deixaram dois civis mortos e cinco policiais feridos.

Os serviços de informação indicaram que trabalham com “a hipótese de o suspeito ter se inspirado nos fatos ocorridos no [semanário satírico francês] Charlie Hebdo, em Paris”.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias