logo Agência Brasil
Internacional

Ebola atingiu mais de 26 mil pessoas desde o início da epidemia, diz OMS

Da Agência Lusa
Publicado em 23/04/2015 - 09:29
Genebra
Ebola (Ahmed Jallanzo/EPA/Agência Lusa/ Direitos Reservados)
© Ahmed Jallanzo/EPA/Agência Lusa/ Direitos Reservados
epa04406156 Liberians with symptoms of Ebola report to nurses in protective clothing at the John F. Kennedy (JFK) Ebola treatment center in Monrovia, Liberia 18 September 2014. In Geneva, Switzerland, the World Health

Na semana anterior ao dia 19 de abril, foram confirmados 33 novos casos de ebola, 21 na Guiné-Conacri e 12 na Serra Leoa hmed Jallanzo/EPA/Agência Lusa/ Direitos Reservados

O vírus ebola contaminou mais de 26 mil pessoas desde o início da epidemia, há 16 meses, quando 10.823 morreram, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na quarta-feira (22).

A entidade informou que a redução do número de casos confirmados parecia ter estagnado e apelou para mais esforços a fim de interromper definitivamente a transmissão do vírus. Na semana anterior ao dia 19 de abril, foram confirmados 33 novos casos, 21 na Guiné-Conacri e 12 na Serra Leoa.

Até essa data já tinham sido confirmados 37 novos casos e 30 na semana anterior. “A queda no número de casos confirmados foi interrompida nas últimas três semanas”, destacou a OMS, no seu último balanço. “Para acelerar o declínio da epidemia e reduzir a zero o número de casos, será preciso um empenho mais firme da comunidade internacional, melhorar a investigação dos contatos e o diagnóstico precoce”, acrescentou a organização.

No total, a doença foi contraída por 26.079 pessoas, quase todos na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa, os três países mais afetados pela epidemia na África Ocidental.