Monte Everest desloca-se para sudoeste devido a terremoto no Nepal
O pico mais alto do mundo, o Monte Everest, moveu-se três centímetros para sudoeste devido ao terremoto no Nepal que devastou o país em abril, informou o jornal oficial chinês China Daily.
O terremoto, de magnitude 7,8 na escala Richter no dia 25 de abril, reverteu o movimento gradual da montanha, de acordo com o jornal, que cita a Administração Nacional de Topografia, Cartografia e Informação Geológica.
Antes do sismo, o Everest já tinha se movido 40 centímetros para noroeste na última década, à velocidade de 4 centímetros por ano. A montanha também se elevou 3 centímetros no mesmo período de tempo.
Dois sismos, em 25 de abril e 12 de maio, mataram mais de 8,7 mil pessoas no Nepal, causando deslizamentos de terras e destruindo meio milhão de casas.
No entanto, o segundo abalo, de magnitude 7,3, não moveu a montanha, informa o China Daily.
![Elza Fiúza/Agência Brasil Cana-de-açúcar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/02/2025 - A ministra das Mulheres Cida Gonçalves fala no painel Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Gestoras Municipais durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame Estratos Filme/Divulgação Brasília (DF) 12/02/2025 - Série documental Dias de Luta estreia na programação da TV Brasil
Frame Estratos Filme/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)