China diz que há condições para acordo nuclear com Irã

Publicado em 13/07/2015 - 10:25 Por Da Agência Lusa - Viena

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, disse hoje (13), em Viena, que há condições para chegar a um bom acordo nuclear com o Irã, defendendo que “não se deve atrasar mais”.

“A China acredita que nenhum acordo pode ser perfeito e que já estão reunidas as condições para que possamos chegar a um bom acordo,” declarou Wang Yi ao chegar ao hotel onde se reúnem, há 17 dias, as grandes potências mundiais na tentativa de fechar o dossiê nuclear com o Irã. "Acreditamos que não pode haver mais atrasos,” frisou.

As declarações do chefe da diplomacia chinesa surgem um dia após participantes das negociações em Viena terem advertido que o acordo entre o Irã e os países do Grupo 5+1 (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas - Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China - e a Alemanha) não deve ser finalizado hoje devido ao número de páginas e à complexidade do documento.

O Irã negocia com o grupo um acordo de fiscalização do programa nuclear que as potências ocidentais suspeitam ter fins bélicos e que Teerã garante ser de natureza estritamente civil e científica.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias