União Europeia e EUA dizem que acordo nuclear com o Irã está próximo

Publicado em 05/07/2015 - 15:45 Por Da Agência Lusa - Viena

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, disse hoje (5) que um acordo nuclear com o Irã está muito perto de ser alcançado. A informação também foi divulgada pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

“A hora é agora. Estamos muito perto", declarou Mogherini aos jornalistas em Viena, no nono dia de negociações entre Teerã e as grandes potências do grupo 5+1 (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China – mais a Alemanha). "Estamos no último quilômetro dessa maratona. Estamos em condições de chegar lá”, acrescentou.

Antes, John Kerry havia dito que chegou a hora de ser finalizado um acordo nuclear com o Irã, mas admitiu que há ainda temas difíceis em negociação. "Chegou a hora de ver se estamos ou não prontos para fechar um acordo". Segundo ele, as negociações podem pender para qualquer lado.

"Nos últimos dias, fizemos genuínos progressos, mas quero ser absolutamente claro ao dizer que não chegamos ainda onde temos de chegar em alguns dos mais difíceis temas", acrescentou.

Na última sexta-feira (3), o ministro de Negócios Estrangeiros do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou que o país e as demais forças nunca estiveram tão perto de um acordo duradouro sobre o dossiê nuclear.

Apesar de algumas divergências, nunca estivemos tão perto de um acordo duradouro”, afirmou Zarif, ao se pronunciar de uma varanda do hotel em Viena onde ocorrem as negociações. Posteriormente, em mensagem divulgada na internet, ele acrescentou: “No entanto, um acordo não é ainda certo”.

Após uma maratona de negociações iniciada no último fim de semana na capital austríaca, para tentar obter um acordo até 30 de junho, o Irã e o grupo 5+1 decidiram prolongar o prazo até 7 de julho.

O objetivo é garantir, pelo maior período de tempo possível, que o programa nuclear iraniano tenha unicamente fins civis, em troca da suspensão de sanções.

Últimas notícias