Banco Popular da China investe 150 bilhões de yuans para aumentar liquidez

A instituição disse, em nota, que a medida é necessária pela redução

Publicado em 25/08/2015 - 07:45 Por Da Agência Lusa - Pequim

Yuan Bank of China

Cédula de yuan, a moeda chinesaBanco popular da China

O Banco Popular da China (Banco Central) investiu hoje 150 bilhões de yuans (cerca de US$ 23,4 bilhões ou 20,3 bilhões de euros) para aumentar a liquidez do sistema financeiro do país.

Em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial Xinhua, o Banco Central disse que a medida é necessária pela redução da liquidez no mercado, causada pela desvalorização do yuan.

A instituição abriu linha de crédito para os bancos chineses, por meio de acordos que pressupõem a recompra posterior dos títulos vendidos em um prazo de sete dias e a uma taxa de juros de 2,5%.

Essa é a maior intervenção do Banco Central chinês no sistema financeiro nacional, entre as operações realizadas diretamente no mercado desde janeiro do ano passado, e supera a aplicação de 16,4 bilhões de euros da semana passada.

Também na semana passada, o Banco Central disponibilizou 14,7 bilhões de euros a 14 bancos por meio de serviços de empréstimos com prazo de seis meses.

A instituição tem feito várias aplicações de liquidez nos últimos dois meses, para garantir a estabilidade do sistema financeiro em um período de turbulências, devido à crise das bolsas e após a desvalorização do yuan na semana passada.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias