Concessão de visto humanitário a haitianos é prorrogada até 2016

A autorização está em vigor desde janeiro de 2012 e deixaria de valer

Publicado em 12/08/2015 - 18:23 Por Maiana Diniz - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os imigrantes haitianos que desejam vir para o Brasil podem conseguir visto humanitário nas embaixadas brasileiras em Porto Príncipe, capital do Haiti, ou em Quito, no Equador. A autorização para a emissão desse tipo de visto foi prorrogada pelo Conselho Nacional de Imigração e passa a valer até outubro de 2016.

A autorização está em vigor desde janeiro de 2012 e deixaria de valer em outubro deste ano. A prorrogação foi aprovada por unanimidade, com manifestação favorável dos representantes dos empregadores e trabalhadores, do governo e das demais organizações da sociedade civil que participam do conselho.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil emitiu 26 mil vistos humanitários para imigrantes haitianos até julho deste ano, sendo 20 mil em Porto Príncipe e 6 mil em Quito. A embaixada em Porto Príncipe emite 2 mil vistos desse tipo por mês.

A medida entrará em vigor após publicação no Diário Oficial da União e, segundo o Ministério do Trabalho, tem como um dos objetivos estimular que os imigrantes venham para o país de forma legal.

Edição: Beto Coura

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Voltar ao topo da página