Setenta e três países apoiam limite de veto na ONU em crimes contra a humanidade

Publicado em 30/09/2015 - 19:41 Por Da Agência Lusa - Nova York

Uma proposta da França e México assinada por 73 países vai solicitar aos cinco países com direito de veto no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que se comprometam a não utilizá-lo em casos de crimes contra a humanidade.

Os chefes da diplomacia da França e do México, Laurent Fabius e Claudia Ruiz Massieu, anunciaram a iniciativa hoje (30), no final de uma reunião na sede das Nações Unidas sobre a reforma do Conselho de Segurança (CS).

“Já são 73 os Estados que assinaram a proposta. No caso da França, que temos o direito de veto, sabemos que é um privilégio, mas também uma responsabilidade”, disse Fabius em declaração aos jornalistas.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) exercem o direito de veto periodicamente, ou ameaçam utilizá-lo, em particular nos casos que colidem com os seus interesses, ou dos seus aliados.

Por sua vez, a chefe da diplomacia mexicana assegurou que recorrer ao veto em situações de genocídio, crimes de guerra ou contra a humanidade é “incompatível” com as sociedades abertas que a comunidade internacional diz pretender construir.

Os dois ministros estavam acompanhados pelo diretor executivo da Human Rights Watch, Kenneth Roth, que, em nome de outras organizações não governamentais de defesa dos direitos humanos, manifestou a sua satisfação pela proposta.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias