Terremoto deixa mais de 200 mortos no Paquistão
![Agência Lusa/EPA/Basit Gilani/Direitos Reservados Moradores calculam prejuízos após terremoto que atingiu o Paquistão (Agência Lusa/Direitos Reservados)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Moradores calculam prejuízos após terremoto que atingiu o Paquistão (Agência Lusa/Direitos Reservados)](/sites/default/files/atoms/image/04997180.jpg)
Cena de destruição no Paquistão, após o terremoto que abalou a parte Sul da Ásia
Pelo menos 206 pessoas morreram e 1.381 ficaram feridas no Noroeste do Paquistão na sequência do terremoto de 7,5 na escala Richter, registado ontem (26) no Nordeste do Afeganistão, segundo o mais recente balanço oficial.
A província de Khyber Pakhtunkhwa, na fronteira, foi a zona mais atingida em território paquistanês, com 162 mortos e 1.217 feridos, informou hoje (27) a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres do Paquistão num comunicado citado pela agência EFE.
O balanço anterior, de ontem, contabilizou 154 mortos no Paquistão e de pelo menos 84 no Afeganistão.
Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial, o epicentro foi localizado em Jurm, nas montanhas da província de Badakhshan, no extremo Nordeste do Afeganistão, zona pouco povoada, a uma profundidade de 213,5 quilômetros.
O abalo durou pelo menos um minuto e foi registada pelo menos uma réplica pouco depois de magnitude 4,8, segundo o USGS.
O terremoto, também sentido na Índia, foi o de maior magnitude que atingiu o Sul da Ásia, de elevada atividade sísmica, desde que, em abril passado, um sismo de 7,8 na escala de Richter sacudiu o Nepal e provocou quase 9 mil mortos.
![Terremoto na Índia](https://imagens.ebc.com.br/k55z1ERxWF9pzJW83RN4VNxI59k=/390x240/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/atoms/image/04996845.jpg?itok=YHRVQaOS)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Conselho Nacional de Justiça. Fechada do CNJ. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Natal(RN), 09/12/2024 - Mesa de abertura do Seninário: Desafios e Experiências da Educação no Nordeste. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 29/04/2024 – A narração de um gol por Luciana Zogaib, da equipe de Esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), veiculada na Rádio Nacional, foi premiada no festival de cinema de futebol Cinefoot. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)