logo Agência Brasil
Esportes

Jornalista da EBC, Luciana Zogaib é eleita Melhor Narradora de 2024

Premiação é organizada pelo perfil Narradores Brasil
EBC
Publicado em 10/12/2024 - 17:05
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 29/04/2024 – A narração de um gol por Luciana Zogaib, da equipe de Esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), veiculada na Rádio Nacional, foi premiada no festival de cinema de futebol Cinefoot. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

A jornalista Luciana Zogaib, que integra o time de esportes da TV Brasil e da Rádio Nacional, foi eleita a Melhor Narradora de 2024 no Prêmio Melhores do Ano de Narração Esportiva. A premiação é organizada pelo perfil Narradores Brasil, que tem mais de 70 mil seguidores no Instagram, e ocorre por votação popular.

Em um cenário ainda predominantemente masculino, Luciana Zogaib compartilha a sensação de conquista ao concorrer em uma categoria exclusiva para narradoras. "Considero uma vitória para todas nós! Ser eleita pelo voto popular é a confirmação da escolha de carreira e a certeza de estar no caminho certo. Sou grata à EBC por dar essa visibilidade ainda maior ao meu trabalho."

Além disso, em abril, a narradora foi vencedora na categoria Melhor Narração na 14ª edição do Cinefoot, considerado o maior festival de cinema sobre futebol do país. Na ocasião, ela foi reconhecida pela cobertura do jogo entre Flamengo e Atlético-GO, que marcou o primeiro gol narrado por uma mulher durante uma transmissão esportiva na Rádio Nacional.

Trajetória de sucesso

Profissional experiente, Luciana Zogaib sempre quis trabalhar com jornalismo esportivo, mas a percepção da falta de mulheres na área a desencorajou. "Quando entrei na faculdade, pensei que não teria oportunidade. Assim, acabei trilhando outro caminho", explicou. Apesar de estar no mercado de comunicação há mais de 20 anos, a narradora começou a trabalhar efetivamente na área em 2016.

A grande virada aconteceu ao chegar à EBC, no início de 2024, quando teve a oportunidade de se dedicar totalmente ao jornalismo esportivo. "Aqui, por ser uma empresa pública, há uma facilidade maior do que em outros veículos para abrir espaço tanto para a narração feminina quanto para a exibição de jogos de mulheres."