Presidente da COP21 promete apresentar acordo sobre clima na manhã de sábado

Publicado em 11/12/2015 - 11:56 Por Da Agência Lusa - Paris

O presidente da conferência para o clima (COP21), Laurent Fabius, anunciou hoje (11) que apresentará às 9h (6h em Brasília) de amanhã (12), aos líderes mundiais, um acordo entre 195 países mais a União Europeia para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Ele diz estar "certo" de que irá "ser aprovado".

"No seguimento das consultas que vou fazer, amanhã [sábado], às 9h, estarei em condições de apresentar ao conjunto das partes um texto que, estou certo, será aprovado e será um grande passo em frente para o conjunto da humanidade", declarou Laurent Fabius aos jornalistas, ao lado do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. "Estamos quase no fim do caminho, estou otimista", acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês tinha inicialmente afirmado sua intenção de concluir o acordo de Paris ontem (10) para poder ser hoje adotado formalmente.

Mas, a última versão do projeto de acordo, apresentada na quinta-feira à noite, foi alvo de intensas negociações durante toda a madrugada.

"Trabalhamos muito nos últimos dias e ainda esta manhã terminamos o trabalho coletivo às 6h", disse ainda Laurent Fabius, ao acrescentar que iria retomar as consultas "com todos os grupos".

Os representantes de 195 países mais a União Europeia estão há duas semanas em Paris, na COP21, para conseguir um acordo vinculativo para a redução emissões de gases de efeito de estufa.

O final da conferência estava inicialmente previsto para hoje, mas foi adiado para sábado.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias