Tornados deixam 11 mortos no Norte do Texas

Publicado em 27/12/2015 - 20:53 Por Da Agência Lusa - Austin, Estados Unidos

Os tornados e as posteriores tempestades que atingiram, na noite de sábado (26), a região de Dallas, no Texas, deixaram pelo menos 11 mortos e afetaram centenas de casas. Alguns imóveis ficaram destruídos, revelaram hoje (27) as autoridades.

A cidade afetada foi Garland, no noroeste da região metropolitana de Dallas. Na localidade, oito pessoas morreram num acidente rodoviário entre 12 veículos provocado por um tornado.

Outras 15 pessoas foram resgatadas e transportadas de ambulância do local do acidente, na Autoestrada Interestadual I30, para hospitais da zona, informou o agente Pedro Barineau, porta-voz da Polícia de Garland, em entrevista coletiva.

As outras três mortes aconteceram no condado de Collin, também a Noroeste de Dallas. Duas pessoas morreram em Copeville quando um tornado arrasou o posto de abastecimento de combustíveis onde estavam estacionadas. A terceira morte ocorreu em Blue Ridge, não sendo conhecidos mais detalhes.

As equipes de emergência e os moradores da zona de Garland trabalham debaixo de uma forte chuva para reparar os prejuízos. Ao mesmo tempo, surgem novos alertas de tornados e inundações.Os meteorologistas preveem ventos e chuvas fortes e neve para a noite deste domingo.

A passagem dos tornados por Garland deixou uma paisagem desoladora, com cerca de 600 moradias com danos ou destruídas, além de 60 pessoas feridas. “Foi uma destruição total um dia depois do Natal, é horrível”, disse Barineau.

As autoridades procuram pessoas presas debaixo dos escombros, ainda que não haja indicação de desaparecidos. Ao mesmo tempo, recomendam aos habitantes da região que não saiam de casa e evitem usar os automóveis.

O tornado que atingiu Garland foi classificado pelos meteorologistas como EF4, com ventos que alcançaram os 320 quilômetros por hora. A escala tem seis níveis, dos quais o EF5 é o mais grave.

O único tornado dessa escala registrado na zona de Dallas ocorreu em 1927 e provocou a morte de 15 pessoas. Não há um número total de tornados que passaram na região, mas as autoridades emitiram cerca de 40 alertas durante a noite de sábado.

Além dos tornados no Texas, há relatos de inundações em Saint Louis (Missouri), no Sul de Ohio e em Oklahoma.

As tempestades no Norte do Texas elevou para 25 o número total de mortos de uma série de incidentes climáticos que ocorreram desde a semana passada nos Estados Unidos. As tragédias tinham causado 14 mortes no Arkansas, no Mississípi e no Tennessee.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias