Liga Árabe convoca reunião de emergência sobre crise entre Arábia Saudita e Irã

Publicado em 04/01/2016 - 15:09 Por Da Agência Lusa - Cairo

A Liga Árabe convocou uma reunião de emergência para o domingo (10), a pedido da Arábia Saudita, para discutir os ataques a representações diplomáticas sauditas no Irã. Os atos ocorreram em protesto contra a execução, pela Arábia Saúdita, do líder religioso xiita Nimr al-Nimr.

Segundo o secretário adjunto da Organização Pan-Árabe, Ahmed Ben Helli, a reunião extraordinária vai analisar a crise entre as duas potências regionais e “as ingerências iranianas nos assuntos internos árabes”.

Em entrevista à imprensa no Cairo, o secretário disse que a reunião visa a “condenar as violações cometidas pelo Irã contra a sacralidade da embaixada saudita em Teerã e do seu consulado em Mashhad”.

A crise entre os dois países já levou a Arábia Saudita e vários aliados a cortar relações diplomáticas com o Irã.

O clérigo e ativista Nimr al-Nimr, crítico da atuação do regime saudita em relação à minoria xiita do reino, foi condenado à morte por terrorismo e executado no sábado (2) com mais 46 pessoas, a maioria condenadas por atentados cometidos pela Al Qaeda.

A execução provocou uma guerra de palavras entre Teerã e Riade e manifestações violentas das comunidades xiitas, não apenas no Irã como também no Iraque, Líbano, Bahrein, Paquistão e Caxemira indiana.

Últimas notícias