Coreia do Norte lança mísseis de curto alcance, informa Exército sul-coreano

Publicado em 21/03/2016 - 05:55 Por Da Agência Lusa - Seúl

A Coreia do Norte lançou hoje (21) quatro mísseis de curto alcance no mar de sua Costa Leste, dias depois de ter testado dois mísseis de médio alcance, desafiando as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU), informou o Exército sul-coreano.

Um representante do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas sul-coreanas disse que os projéteis foram lançados em uma área perto da cidade de Hamhung e caíram no Mar do Leste (Mar do Japão). O tipo de míssil não foi divulgado.

As tensões militares na península coreana têm se agravado desde que o Norte fez o quarto teste nuclear no dia 6 de janeiro, seguido do lançamento de um míssil de longo alcance um mês depois, considerado pela comunidade internacional como um teste de míssil balístico.

O Conselho de Segurança da ONU respondeu a essas ações no início do mês, impondo as mais duras sanções à Coreia do Norte até agora.

Nas últimas semanas, o governo norte-coreano tem feito ameaças quase diárias de ataques nucleares contra Seul e Washington, como reação aos exercícios militares conjuntos dos dois países, que o Norte entende como ensaios para uma invasão.

Na sexta-feira passada (18), a Coreia do Norte testou dois mísseis de médio alcance, seguindo indicações do presidente Kim Jong-un, que determinou a preparação de uma série de lançamentos de mísseis, bem como o teste de explosão de uma ogiva nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU condenou os lançamentos, considerando-os “inaceitáveis” e uma clara violação das resoluções da organização.

Últimas notícias