Japão espera terminar formalmente 2ª Guerra Mundial com a Rússia

Publicado em 13/04/2016 - 08:15 Por Da Sputnik - Moscou

O governo japonês espera assinar um tratado de paz com a Rússia, colocando um fim formal à 2ª Guerra Mundial em uma reunião ministerial nesta semana. “Na reunião dos ministros das Relações Exteriores dos dois países de 15 de abril, haverá discussão de concluir o tratado de paz na base da resolução mutualmente aceitável”, disse o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga.

Nessa terça-feira (12), o chanceler japonês Fumio Kishida disse que, na sua interpretação, "o problema do tratado de paz não é nada mais do que a questão dos territórios do Norte [denominação oficial japonesa das ilhas Curilas]".

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse ontem que o tratado de paz entre a Rússia e o Japão não pode ser reduzido às disputas territoriais, já que em 1956 as partes assinaram uma declaração conjunta em que os países se recusaram às reclamações territoriais.

No entanto, ainda hoje (13) a disputa territorial continua existindo: o Japão tem reinvindicações a quatro ilhas russas do arquipélago Curilas citando o tratado de 1855. Segundo Moscou, as ilhas foram integradas à União Soviética em resultado da 2ª Guerra Mundial.

Últimas notícias