Papa aceita renúncia de Damasceno e nomeia novo arcebispo para Aparecida
![EPA/Darek Delmanowecz/Agência Lusa/Direitos Reservados Papa Francisco acena para os fiéis em desfile em carro aberto, na chegada ao Palácio Arcebispos de Cracóvia, nas comemorações do Dia Mundial da Juventude](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Papa Francisco acena para os fiéis em desfile em carro aberto, na chegada ao Palácio Arcebispos de Cracóvia, nas comemorações do Dia Mundial da Juventude](/sites/default/files/atoms/image/05443986.jpg)
O papa Francisco nomeou Orlando Brandes para o cargo de arcebispo de Aparecida, em São Paulo
O papa Francisco aceitou hoje (16) a renúncia do cardeal brasileiro Raymundo Damasceno e nomeou Orlando Brandes para o cargo de arcebispo de Aparecida, em São Paulo.
Brandes, que até então era arcebispo de Londrina, tem 70 anos e cuidará de um dos santuários marianos mais frequentados da América Latina. Damasceno renuncia por motivo de idade, conforme o Direito Canônico: "Roga-se ao bispo diocesano, que tiver completado 75 de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias", diz o Direito Canônico.
No próximo dia 15 de fevereiro de 2017, Dom Damasceno completa 80 anos. Já Orlando Brandes nasceu em Urubici, em Santa Catarina.
Ordenado padre em 1974, estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde também se especializou em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana. Nomeado por São João Paulo II bispo de Joinville (SC), em 1994, foi transferido pelo papa Bento XVI para Londrina, em 2006, e tornou-se seu quarto arcebispo.
![Matthew Childs/Reuters/Proibida a Reprodução Londres. 06.07.2024 - Tenista Beatriz Haddad Maia do Brasil durante partida de tênis do torneio de Wimbledon. Foto: Matthew Childs/Reuters/Proibida a Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução Instagram/Luana Silva Luana Silva é primeira brasileira campeã do Mundial Júnior de surfe, em 18/01/2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu looks on as he addresses a joint meeting of Congress at the U.S. Capitol in Washington, U.S., July 24, 2024. Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)