Protecionismo dos EUA pode afetar comércio global, diz presidente português

Publicado em 23/11/2016 - 13:09 Por Da Agência Lusa - Lisboa

O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje (23)  que há "sinais de algum isolacionismo econômico, ou, pelo menos, de algum protecionismo" da futura administração dos Estados Unidos, que pode afetar o comércio global. As informações são da Agência Lusa.

A afirmação de Sousa ocorreu num discurso sobre o contexto europeu e internacional, proferido na abertura da conferência "Que direção para Portugal e a Europa?", promovida pelo Jornal de Negócios, em Lisboa.

"É muito difícil ter posições muito claras relativamente à nova administração norte-americana. Os primeiros sinais são de algum isolacionismo econômico, ou pelo menos de algum protecionismo econômico", declarou o chefe de Estado luso, embora ressalvando que "é cedo para os afirmar".

Segundo o presidente de Porugal, "isso terá consequências no comércio internacional, terá consequências na posição de outras economias dessa área [Europa] e para além dessa área", advertiu.

Sousa disse que deseja que os EUA "continuem atentos ao mundo, empenhados na paz, no desenvolvimento, no comércio", e "compreendam a importância da União Europeia como um aliado fundamental, nalguns aspetos insubstituível. E que o seu relacionamento privilegiado com o Reino Unido não signifique menor atenção à União Europeia".

Sobre a União Europeia, o presidente considerou que vem aí um ano "muito complexo", com referendos e eleições em "várias das economias fundadoras das comunidades europeias", que "não são irrelevantes". Ele mencionou os casos da Itália, dos Países Baixos, da França e da Alemanha.

"E teremos depois esse desafio longo, duradouro e complexo que se chama negociações com o Reino Unido", assinalou.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias