Síria aceita participar de grupo com a ONU para redigir nova Constituição

Publicado em 18/05/2017 - 13:41 Por Da Agência EFE - Genebra (Suíça)

O anúncio da nova rodada foi feito pelo enviado especial das Nações Unidas, Staffan de Mistura, em Genebra.Os temas do encontro serão transição política, nova Constituição, eleições livres e medidas antiterrorismo.

Enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, em Genebra Foto: ONU/Violaine Martin

O governo sírio aceitou participar de um grupo de especialistas que vai lançar um processo técnico para a elaboração de uma nova Constituição para o país. O trabalho também contará com a participação da oposição e é um dos eixos das negociações de paz que ocorrem em Genebra com mediação da Organização das Nações Unidas (ONU). A informação é da agência EFE.

"Temos o prazer de anunciar o início das reuniões de especialistas sobre questões e ideias para o processo constitucional, incluídos princípios de convivência", declarou em um breve comunicado o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura. Segundo ele, a primeira reunião nesse sentido – que contará com a participação de representantes do governo sírio e da ONU - acontecerá hoje (18) mesmo.

Pontos de aproximação

O negociador-chefe do governo sírio e embaixador do país perante a ONU, Bashar Yafari, explicou à imprensa que se tratará de uma "reunião informal" entre os especialistas constitucionais de sua delegação e da equipe de Staffan de Mistura. No encontro, deve começar a ser discutido um documento de 12 pontos, no qual o enviado da ONU identificou os princípios básicos de certa aproximação entre o regime do presidente Bashar al-Assad e a oposição.

"Esperamos que este passo ajude a impulsionar o processo de Genebra [visando a paz na Síria] com a seriedade que todos exigem das negociações”, disse Yafari. Ele enfatizou que uma eventual nova Constituição para o seu país "é um direito exclusivo dos sírios" e que Damasco "não aceitará nenhuma interferência estrangeira" em sua elaboração.

No início da atual sexta rodada de negociações, na terça-feira (16), Mistura indicou às delegações do governo e da oposição síria - com as quais se reúne separadamente - a intenção de criar um processo de natureza técnica para avançar em questões constitucionais e legais importantes neste processo diplomático.

Agenda

A redação de uma nova Constituição é um dos quatro temas centrais da agenda estipulada pelo governo e a oposição, com a mediação da ONU. A agenda inclui ainda a criação de um governo, inclusivo, não sectário e com credibilidade; a realização de eleições livres e justas supervisionadas pelas Nações Unidas; e a luta contra o terrorismo.

Espera-se que agora a delegação oposicionista transmita à ONU a sua disposição de participar deste processo visando a futura Constituição.

Edição: Augusto Queiroz

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Sede da Polícia Federal em Brasília
Geral

PF cumpre 36 mandados de prisão em oito estados e no DF

Valor das contratações suspeitas de irregularidades em Roraima chega a R$ 50 milhões. Dinheiro foi utilizado na aquisição de insumos médico-hospitalares básicos para combate à covid-19.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participa do programa Voz do Brasil.
Política

Governo regulamenta serviços de retransmissão de rádio

“Iniciativa do governo federal e do Ministério das Comunicações para levar emprego aos estados do Mato Grosso, TO, AM, PA, AP, AC, RO e MA”, diz ministro.

Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa libera saque de auxílio emergencial para 4 milhões de pessoas

O crédito na poupança social para os beneficiários nascidos em maio foi feito no dia 5 deste mês.

vacina, Moderna, imagem ilustrativa
Internacional

Argentina e México vão produzir vacina da Oxford

Entrega é prevista a partir da primeira metade de 2021, em função dos resultados dos estudos da Fase 3 de testes e das aprovações regulatórias. Brasil também firmou acordo com a AstraZeneca.

Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Direitos Humanos

Rio: operação prende suspeitos de violência contra a mulher

De acordo com a delegada Sandra Ornellas, somente em 2019 as delegacias de atendimento à mulher no Rio indiciaram 16.703 suspeitos de violência doméstica e familiar.

O jogador Guerrero, do Internacional
Esportes

Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

São Paulo, Fortaleza, Internacional, Santos, Vasco e Sport entram em campo na noite desta quinta-feira pelo nacional de futebol.