Oposição venezuelana pede aos militares cumprimento da Constituição
Os opositores ao governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se mobilizam nesta sexta-feira (25) em quatro pontos da capital, Caracas, em passeatas exigindo das Forças Armadas o cumprimento da Constituição, em um movimento chamado "Marcha dos Libertadores". As informações são da agência EFE.
A Carta Magna da Venezuela aponta no seu artigo 328 que "a Força Armada Nacional constitui uma instituição essencialmente profissional, sem militância política, organizada pelo Estado para garantir a independência e soberania da Nação e assegurar as integridade do espaço geográfico...".
Para a oposição venezuelana, as Forças Armadas são um dos principais "atores" que podem garantir que o ordenamento jurídico seja mantido no país.
Segundo o opositor Freddy Guevara, primeiro vice-presidente do Parlamento, o protesto de hoje é fundamental. "Para sair da ditadura, precisamos das FANB (Forças Armadas da Venezuela). Vamos nos mobilizamos e mostrar nossa certeza democrática", escreveu ele, ontem, numa rede social.
Por sua vez, o deputado Juan Andrés Mejía ressaltou hoje, no Twitter, que a mensagem é para que os corpos militares se coloquem "ao lado do povo".
A mobilização faz parte da agenda de manifestações opositoras que há quase dois meses acontecem no país.
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 15/03/2024 – A partir de hoje (15) de março, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento
A novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até *às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)