República de Montenegro formaliza seu ingresso na Otan

Publicado em 05/06/2017 - 16:35 Por Da Agência EFE - Washington

A República de Montenegro formalizou hoje (5) seu ingresso na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em uma cerimônia em Washington, na qual o primeiro-ministro do país, Dusko Markovic, definiu a aliança militar como "a mais poderosa da história". A informação é da agência EFE.

O país balcânico se tornou o 29º membro da Otan, com sua adesão oficializada em um ato realizado na sede do Departamento de Estado dos Estados Unidos. "Hoje nos transformamos em parte da aliança mais exitosa da história", afirmou Marcovic, que disse que o seu país será um aliado "forte".

O subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Thomas Shannon, felicitou Montenegro e destacou que o país "foi um parceiro confiável e um fornecedor de forças para missões da Otan, da União Europeia e da ONU". Segundo ele, o ingresso de Montenegro na Organização do Tratado do Atlântico Norte “representa um marco importante para a "visão" americana de uma Europa livre e em paz".

Também participou do ato o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, para quem o ingresso de Montenegro “é bom para o país, é bom para a estabilidade dos Balcãs ocidentais e é bom para a paz e a segurança internacional".

Tensões

A entrada de Montenegro na Otan acontece em meio a tensas relações entre o Ocidente e a Rússia, que criticou a expansão da aliança militar para o sudeste da Europa e lamentou a decisão de ingresso do país balcânico, um aliado tradicional de Moscou.

Montenegro, que tem uma população de cerca de 625 mil habitantes, controla o último trecho do mar Adriático que ainda não fazia parte da Aliança Atlântica. O seu ingresso representa ainda a primeira ampliação da Otan desde 2009, quando entraram dois dos seus vizinhos: Croácia e Albânia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias