Trump inicia visita oficial de dois dias à França

Publicado em 13/07/2017 - 12:12 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil - Atlanta (Estados Unidos)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou hoje (13) sua visita oficial de dois dias à França. No primeiro compromisso oficial em Paris, ele foi recebido pelo presidente francês Emmanuel Macron na cerimônia militar de boas vindas. Ao longo do dia, Trump e Macron terão uma agenda de reuniões bilaterais.

Donald Trump encerra seu compromisso oficial amanhã (14) participando da festa nacional da França. Para a visita, o esquema de segurança foi reforçado.

Donald Trump deixa os Estados Unidos em um momento turbulento em que enfrenta as denúncias de que seu filho Donald Trump Jr teria buscado ajuda da Rússia para interferir nas eleições americanas do ano passado e prejudicado Hillary Clinton, concorrente à Presidência pelos Democratas.

Alguns deputados questionaram o convite de Macron a Trump para a festa do país. O presidente francês, que tomou posse há dois meses, busca se aproximar de Trump, e logo depois de ser eleito o convocou para discutir o tema do clima. O presidente americano se isolou e retirou o país do acordo global sobre o clima, firmado em Paris em 2015, para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável.

Em uma entrevista antes da visita, Macron defendeu o convite. Disse que os Estados Unidos e a França têm "pontos de convergência essenciais". E listou a luta contra o terrorismo e a proteção dos interesses vitais. "Seja no Oriente Médio ou na África, nossa cooperação com os Estados Unidos é exemplar”.

 

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias