Furacão Maria sobe para categoria 5 e chega à ilha de Dominica

Publicado em 19/09/2017 - 00:00 Por Da EFE - Washington

Caribe - Olho do furacão Maria nas ilhas do Caribe (NOAA/EPA/EFE)

 Olho do furacão Maria no Oceano Atlântico NOAA/EPA/EFE

O olho do furacão Maria, fortalecido à categoria 5, a de maior intensidade, tocou terra hoje (18) na ilha de Dominica, nas Pequenas Antilhas, com ventos máximos de até 260km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês). As informações são da agência de notícias EFE.

Às 21h35 (horário local de Dominica, 22h35 de Brasília), o olho de Maria estava situado sobre esta ilha de 75.000 habitantes e avançava em direção oeste-noroeste a uma velocidade de 15km/h. Dominica é uma ilha de aproximadamente 75 mil habitantes, localizada entre os territórios franceses de Guadalupe, ao norte, e a Martinica, ao sul.

O Maria está avançando neste momento em direção às ilhas perto de Dominica e continuará assim por toda terça-feira (19), de acordo com o NHC. Está previsto que o Maria chegue em Porto Rico e nas Ilhas Virgens entre amanhã à noite e quarta-feira (20).

O NHC prevê um possível aumento na intensidade do Maria, embora sua potência vai oscilar nas próximas horas.

As Pequenas Antilhas ainda estão sob o choque do furacão Irma, também de categoria 5, que deixou pelo menos 26 mortos no Caribe, a sua maioria em Porto Rico e Cuba. Esse ciclone, que chegou aos 295km/h, destruiu quase totalmente a pequena ilha de Barbuda, de 1,6 mil habitantes.

Edição: Juliana Andrade

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Voltar ao topo da página