Governo colombiano e ELN anunciam acordo de paz

Publicado em 04/09/2017 - 11:13 Por Da Agência EFE - Bogotá

O governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) anunciaram nesta segunda-feira (4)  em Quito, capital do Equador, um acordo de paz, informaram fontes oficiais. A informação é da EFE.

"Sim, é possível! Agradecemos a todas e todos que apoiaram decididamente os esforços para alcançar este cessar-fogo bilateral", escreveu o ELN em sua conta no Twitter, sem entrar em mais detalhes.

O anúncio foi feito ao término da terceira rodada de diálogos que começou na capital equatoriana, Quito, em fevereiro, e que, embora todos esperassem uma conclusão na sexta-feira passada, durou até hoje. Segundo a imprensa colombiana, se tratar de um anúncio sobre um acordo de cessação bilateral e temporária de fogo e hostilidades, a 48 horas da chegada do Papa Francisco no país.

Segundo a rádio RCN, para conseguir o pacto o governo apresentou como condição ao ELN a cessação imediata de todas as formas de violência contra a população civil, tais como o sequestro, atentados contra a infraestrutura e oleodutos, recrutamento de menores e implantação de minas. As autoridades exigiram da guerrilha um compromisso firme e solene nestes pontos, de modo que a população civil não seja afetada.

Por outro lado, o governo garante ao ELN suspender toda de ação militar contra o grupo, investigar e tomar medidas efetivas para evitar o assassinato de líderes sociais, atacar com mais contundência grupos ilegais em regiões vulneráveis e estabelecer um plano humanitário para melhorar as condições dos presos dessa guerrilha que se encontram nas prisões do país.

* Matéria alterada às 11h55 para acréscimo de informações

Edição: -

Últimas notícias