Furacão Maria: governador de Porto Rico anuncia fim do toque de recolher

Publicado em 18/10/2017 - 15:39 Por Da EFE - San Juan

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou a suspensão, a partir desta quarta-feira (18), do toque de recolher estabelecido após a passagem do furacão Maria. Amanhã (19) ele viajará a Washington para buscar a ajuda financeira necessária para a reconstrução das áreas atingidas no país. As informações são da EFE.

Rosselló detalhou, em entrevista coletiva, que a situação voltará à normalidade de antes de 20 de setembro, data em que o furacão chegou à ilha caribenha destroçando as infraestruturas locais de eletricidade e telecomunicações.

O toque de recolher vigorou até o dia de hoje, entre meia-noite e 5h da manhã. Inicialmente, funcionou entre 18h e 7h. O objetivo da medida era evitar roubos e saques, que ocorreram durante os primeiros dias. O fim da medida foi justificado pela necessidade de facilitar a abertura de negócios e assim incentivar a atividade econômica.

O chefe do Executivo anunciou ainda que amanhã viajará para Washington em busca de apoio do Congresso americano para aprovação de um pacote financeiro que Porto Rico necessita para reconstruir a ilha caribenha.

Rosselló disse que, ainda que não haja uma cifra definitiva dos danos provocados pela passagem do furacão Maria, a estimativa é de que seja necessária uma quantia próxima a US$ 90 bilhões. O governador não deu detalhes de com que congressistas se reunirá nem qual sua agenda durante a estada em Washington.

Rosselló reiterou, sempre que teve oportunidade, que caso o Congresso norte-americano não ofereça a Porto Rico a ajuda financeira adequada, um desastre humanitário poderá acontecer.

Além disso, salientou que a ajuda evitaria um suposto êxodo em massa de porto-riquenhos para os Estados Unidos, especialmente o estado da Flórida, na busca das condições de vida que perderam na ilha.

É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Voltar ao topo da página