Níveis de poluição do ar em Nova Délhi disparam pelo segundo dia

Publicado em 08/11/2017 - 09:32 Por Da Agência EFE* - Nova Délhi

Os níveis de poluição do ar na capital da Índia continuam disparados nesta quarta-feira (8), pelo segundo dia consecutivo, o que levou as autoridades locais a recomendar que os cidadãos evitem qualquer tipo de exercício físico ao ar livre e a determinar o fechamento dos colégios.

Gufran Beig, diretor do Safar, organização pública encarregada de supervisionar a qualidade do ar na Índia, informou à Agência EFE que a poluição se mantém em nível alto pela convergência de três fatores: as emissões frequentes da indústria e dos transportes, as condições meteorológicas atuais e a queima de restolho (resíduos de plantações) nos arredores.

Beig afirmou que o vento empurrou para Délhi a fumaça gerada pela queima de restolho nos estados nortistas de Punjab e Haryana ,ao chegar à capital, ficou "presa" porque "o vento é mínimo e não há altos níveis de umidade".

Segundo dados do Escritório Central de Controle da Poluição (CPCB), às 11h (3h30, em Brasília), na área de Punjabi Bagh, no noroeste da cidade, a concentração de partículas PM10 (aquelas menores de 10 mícrons) foi de 1.314 por metros cúbicos e a de PM2,5 (inferiores a 2,5 mícrons) alcançou 796.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a concentração de 200 partículas por metros cúbicos é "muito insalubre", enquanto de 300 em diante transformam o ar em "tóxico".

"Essa situação (de altos níveis de poluição) se manterá amanhã (9). Depois de amanhã, a situação deve melhorar um pouco", explicou o diretor do Safar que recomendou evitar qualquer atividade física ao ar livre e fechar todas as janelas das casas.

O chefe de Governo de Délhi, Arvind Kejriwal, que ontem afirmou que a capital indiana "se transformou em uma câmara de gás", anunciou hoje a intenção de se reunir com as autoridades dos estados nortistas de Punjab e Haryana para "encontrar soluções" para a queima de restolho.

O governo de Nova Délhi determinou ontem o fechamento de todos os colégios da capital e pediu às crianças e idosos que evitem ficar ao ar livre.

Com cerca de 17 milhões de habitantes, Nova Délhi é uma das cidades mais populosas do mundo e uma das capitais mais poluídas do planeta. A Índia concentra 13 das 20 cidades mais poluídas, segundo a OMS.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias