Cartes viaja ao Brasil para receber presidência temporária do Mercosul

Publicado em 20/12/2017 - 11:06 Por Da Agência EFE* - Assunção

Brasília - O presidente do Paraguai, Horacio Cartes é recebido, no Congresso Nacional, pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasília - O presidente do Paraguai, Horacio Cartes - Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil

O presidente paraguaio, Horacio Cartes, chega nesta quarta-feira (20) ao Brasil para participar amanhã da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. No encontro, O Paraguai assumirá a presidência temporária do bloco, em momento-chave das negociações com a União Europeia (UE) para um acordo de livre comércio.

A cúpula fechará um ano marcado por intensas negociações em busca de um acordo comercial que se persegue há quase duas décadas e que ainda é incerto.

A agenda oficial da 51ª cúpula semestral do bloco sul-americano começa hoje com uma reunião de chanceleres, prévia ao encontro que os presidentes terão amanhã.

Na cúpula desta quinta-feira, a presidência semestral do bloco será passada pelo Brasil ao Paraguai, que a receberá com a tarefa de concluir as negociações, que na UE encontram uma resistência de um grupo de países lidrados pela França e a Irlanda.

O chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, garantiu nesta semana que o acordo será assinado durante a presidência temporária do Paraguai.

Antes da cúpula, Cartes terá hoje uma série de reuniões na capital paulista com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Além disso, terá almoço de trabalho com o presidente do grupo, Paulo Skaf. Depois, viaja para Goiânia, onde participa de outra rodada com empresários. Ali será recebido pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, segundo informou a presidência paraguaia.

Edição: -

Últimas notícias