Putin será candidato independente às eleições presidenciais de março

Publicado em 14/12/2017 - 10:45 Por Da Agência EFE* - Moscou

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante congresso de voluntários em Moscou 06/12/2017 REUTERS/Sergei Karpukhin

Presidente da Rússia, Vladimir Putin Sergei Karpukhin/ Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira (14), em sua tradicional entrevista coletiva anual, que vai concorrer à reeleição, como candidato independente, nas eleições de março de 2018. A informação é da Agência EFE.

"Virei como independente, mas acredito no apoio das forças políticas, dos partidos e das organizações sociais que compartilham a minha postura sobre o desenvolvimento do país", disse Putin, que há uma semana anunciou sua candidatura. "E, em geral, espero contar com amplo apoio popular", acrescentou.

O presidente russo afirmou que ainda não definiu um programa eleitoral, mas antecipou algumas das suas prioridades. "O principal, no que as autoridades e toda a sociedade devem centrar a atenção, são assuntos como desenvolvimento de infraestruturas, saúde, educação, tecnologias de ponta e o aumento da produtividade", disse, ao responder à pergunta sobre seus objetivos para outro mandato presidencial.

"A Rússia deve ser um país que olhe para o futuro, mais moderno, com um sistema político mais flexível e uma economia baseada em tecnologias de ponta".

Sobre a enorme distância em intenções de voto que lhe separa, segundo todas as pesquisas, dos demais candidatos, Putin comentou que gostaria de que a Rússia tivesse um sistema político mais competitivo.

"O povo está descontente com muitas coisas e tem razão para estar. Mas, quando o povo começa a comparar e vê o que propõe a oposição, sobretudo a extraparlamentar, surgem grandes dúvidas", disse o presidente.

Segundo ele, esse é o "principal problema" daqueles que buscam se erguer em uma oposição competitiva.

Mais de 1.600 jornalistas nacionais e estrangeiros participaram da entrevista que Putin dá todo ano nesta época.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias