Turquia impõe limites aos pedidos de visto para cidadãos dos EUA

Publicado em 22/12/2017 - 17:34 Por Da Agência Xinhua - Ancara

A Turquia está impondo "certos limites" aos pedidos de visto para os cidadãos dos EUA em suas missões diplomáticas após o movimento de Washington para suspender o processo de vistos com a Turquia, disse esta semana o vice-primeiro-ministro turco, Recep Akdag. A informação é da agência chinesa Xinhua.

As observações de Akdag vieram um dia depois que a Embaixada dos EUA na Turquia anunciou que a data mais recente para agendamento de vistos em relação a candidatos não imigrantes em suas missões diplomáticas na Turquia é janeiro de 2019.

"Este assunto deve ser revisto completamente. A posição dos EUA também causa dificuldade para os cidadãos dos EUA," disse ele, acrescentando que "também temos certos limites em termos de vistos". Akdag observou que essa abordagem sem sentido "deveria ser imediatamente posta de lado".

Em outubro, a embaixada dos EUA anunciou a suspensão dos serviços de vistos para não imigrantes aos cidadãos turcos. O movimento ocorreu após a prisão de um funcionário local trabalhando no Consulado dos EUA em Istambul, provocando uma resposta de Ankara.

Em 4 de novembro, a embaixada dos EUA na Turquia anunciou que os pedidos de visto foram novamente processados de forma limitada em suas missões diplomáticas turcas. Após o movimento dos EUA, as missões turcas nos Estados Unidos também retomaram o processamento de pedidos de visto de cidadãos dos EUA em suas missões diplomáticas e consulares nos EUA "de forma limitada".

Edição: -

Últimas notícias