Coreia do Norte enviará delegação do governo aos Jogos de PyeonChang

Publicado em 09/01/2018 - 06:33 Por Da Agência EFE* - Seul

A Coreia do Norte informou, nesta terça-feira (9), que enviará uma delegação de representantes do governo aos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados no próximo mês no condado sul-coreano de PyeongChang. A informação foi dada à Agência EFE por uma porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano.

O anúncio foi feito na sessão matinal de conversas de alto nível, as primeiras em dois anos, mantidas pelas duas Coreias na fronteira militarizada que as separa.

Por sua vez, a Coreia do Sul propôs a realização, em meados de fevereiro, coincidindo com as festividades do ano novo lunar, de uma reunião de famílias coreanas separadas desde a guerra entre os dois países, entre 1950 e 1953, embora a Coreia do Norte ainda não tenha se pronunciado a respeito.

O Ministério da Unificação também confirmou que a Coreia do Norte anunciou a intenção de enviar aos Jogos Olímpicos uma equipe de animadores e outra de taekwondo. que faria exibições durante o evento, embora em nenhum momento tenha mencionado o envio de atletas para competir.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para os Jogos de PyeongChang, embora o Comitê Olímpico Internacional tenha dito que outros poderiam competir por meio de um convite, desde que o regime permita a viagem deles.

A Coreia do Sul propôs, na primeira rodada das conversas, que atletas dos dois países desfilem sob uma bandeira comum nas cerimônias de abertura e encerramento, como foi feito nas edições anteriores dos Jogos de Verão e Inverno, mas, por enquanto, o Norte optou por não aceitar essa proposta.

A participação da Coreia do Norte nos Jogos poderia reduzir a tensão regional, após um ano marcado por seguidos testes de armas norte-coreanas e o tom beligerante com o qual o presidente norte-americano, Donald Trump, respondeu ao regime.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias