Puigdemont pedirá à Justiça permissão para comparecer ao parlamento catalão

Publicado em 28/01/2018 - 09:29 Por Da Agência EFE - Barcelona (Espanha)

O ex-presidente regional da Catalunha Carles Puigdemont pedirá ao Supremo Tribunal da Espanha autorização para participar da sessão que elegerá, na terça-feira (30), o novo líder do parlamento catalão. As informações da Agência EFE.

As intenções do ex-presidente catalão, que quer ser candidato à reeleição, foram reveladas por um de seus principais colaboradores, Josep Rull, que informou hoje (28) que o pedido será feito nas próximas horas.

Puigdemont fugiu para Bélgica antes de sua prisão ser decretada na Espanha pelo crime de rebelião por organizar um processo separatista considerado ilegal pela Justiça do país.

Ontem (27), o Tribunal Constitucional da Espanha publicou uma medida cautelar para impedir que a sessão do parlamento não seja presencial, atrapalhando as pretensões do ex-líder catalão.

Para Rull, a decisão do Tribunal Constitucional é "imprópria".

A posse de Puigdemont também pode não ocorrer mesmo que ele compareça pessoalmente ao parlamento da Catalunha, já ainda há contra o líder separatista uma ordem de busca e prisão no país. 

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.