Alemanha permitirá caça de javalis durante todo ano para prevenir a peste suína

Publicado em 21/02/2018 - 13:54 Por Da Agência EFE - Berlim

O javali é um potencial transmissor da peste suína africana

O javali é um potencial transmissor da peste suína africanaREUTERS/Max Rossi/File Photo

O Conselho de Ministros alemão aprovou nesta quarta-feira (21) uma diretriz que permite a caça de javalis durante todo o ano no país, como uma medida para reduzir o risco de que desses animais sejam o agente transmissor do surto de peste suína africana na Alemanha. A nova norma também contempla outras medidas de prevenção contra a doença, como a desinfecção de veículos nos quais se transportam suínos. A informação é da EFE.

"Além disso, ampliar o período de caça também responde à necessidade de reduzir a população de javalis, que cresceu nos últimos anos em parte devido aos invernos suaves", explicou o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert. A medida ainda deve ser aprovada pelo Conselho Federal (Bundesrat), a Câmara Alta do Parlamento, na qual estão representados os governos dos 16 estados federados.

Até agora, a caça de javalis na Alemanha só está autorizada entre meados de junho e finais de janeiro. A extensão do período de caça se deve ao fato de que a peste suína africana vem se estendendo desde a Rússia em direção ao oeste da Europa. O vírus não afeta os seres humanos, mas costuma ser mortal para os porcos e javalis.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias