logo Agência Brasil
Internacional

Em Buenos Aires, presidente do BC diz que G20 tem que evitar protecionismo

Monica Yanakiew - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 19/03/2018 - 14:51
Buenos Aires
Brasília - O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, anuncia ações para tornar crédito mais barato e modernizar legislação (José Cruz/Agência Brasil)
© José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou hoje (19) que o papel do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo) é garantir que o comércio entre países “continue saudável" e que "não haja protecionismo”.

Ele deu a declaração em Buenos Aires, em entrevista à imprensa antes do início da reunião do G20. Participam do encontro presidentes dos bancos centrais e ministros da Fazenda do grupo.

No dia 8 deste mês, o governo dos Estados Unidos oficializou a sobretaxa de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importados pelo país. Segundo Goldfajn, o protecionismo afeta todos os países, inclusive os EUA.

Na reunião na capital argentina, serão discutidas as possíveis ameaças ao crescimento econômico registrado em quase todo o mundo. “Hoje a situação global é benigna e apresenta crescimento nos Estados Unidos, na União Europeia, no Japão, na China e também em países emergentes, como o Brasil e a Argentina”, destacou Ilan Goldfajn.

De acordo com o presidente do Banco Central, o Brasil tem “colchões de amortecimento” para enfrentar qualquer “solavanco”. Ele acredita que o país está mais bem preparado para lidar com futuros riscos porque a economia dispõe de vários amortecedores como reservas de US$ 400 bilhões e investimentos estrangeiros diretos de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.