logo Agência Brasil
Internacional

Milhares de pessoas protestam contra independência da Catalunha em Barcelona

Da Agência EFE
Publicado em 04/03/2018 - 12:29
Barcelona (Espanha)

Milhares de manifestantes percorreram neste domingo o centro da cidade de Barcelona - cerca de 15 mil segundo a polícia local -, convocados pela denominada "Plataforma por Tabarnia", contrária à independência da região da Catalunha, e seus partidários.

Tabarnia é um conceito imaginário, um território separado da Catalunha, mas integrado na Espanha, formado por comarcas das províncias de Tarragona e Barcelona.

Esta é uma ideia que ganhou força nos últimos meses como reação ao processo independentista catalão, ao qual esta plataforma ataca com ironia para evidenciar suas contradições.

Nessas zonas, os eleitores partidários da independência da Catalunha são menos do que os favoráveis à unidade da Espanha.

A manifestação começou com uma oferenda floral no monumento do líder catalão Rafael Casanova (1660-1743) para denunciar que os independentistas manipularam esta figura histórica para convertê-lo em ícone do soberanismo.

Com o lema "Acabamos com a piada. Viva Tabarnia!", os participantes pediam "liberdade" enquanto gritavam "Eu sou tabarnés!", "Eu sou espanhol!" e levavam bandeiras da Espanha, Tabarnia e algumas da Catalunha.

No entanto, o autoproclamado "presidente de Tabarnia", o dramaturgo catalão Albert Boadella, não compareceu à manifestação.

Esta mobilização chamava "todos os cidadãos" a "exaltar a fraternidade e o otimismo diante da busca pela ruptura", segundo a convocação.

 

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados