Trump propõe treinamento para armar professores e melhorar segurança

Publicado em 12/03/2018 - 08:09 Por Da Agência EFE* - Washington

A Casa Branca anunciou nesse domingo (11) um plano para reforçar a segurança nas escolas dos Estados Unidos (EUA), que prevê treinamento para armar professores e uma reforma do sistema de fiscalização de antecedentes penais na hora da compra de armamento. A informação é da Agência EFE.

O projeto determina a criação de uma comissão federal para analisar as soluções encontradas pela secretária de Educação, Betsy DeVos, para impedir novos tiroteios nas escolas americanas.

Apesar de Trump ter expressado o desejo de aumentar a idade necessária para comprar alguns tipos de armas, como rifles, de 18 para 21 anos, o plano não contempla a proposta. No projeto, a Casa Branca se limita a dizer que estudará a questão.

"Hoje estamos anunciando ações significativas, passos que podem ser dados agora mesmo para proteger os estudantes", disse DeVos, em entrevista coletiva para dar detalhes do plano.

Para a secretária de Educação, o projeto é "pragmático".

A proposta de Trump determina que o Departamento de Justiça auxilie os estados e as autoridades locais a "oferecer um rigoroso treinamento de armas para voluntários das escolas qualificadas".

Não há, no entanto, uma previsão de custo do projeto.

Além disso, a Casa Branca manifestou respaldo à proposta do republicano John Cornyn e do democrata Chris Murphy, que busca dar às autoridades locais e federais mais incentivos para reportar informações relevantes ao Sistema Nacional de Verificação de Antecedentes Criminais.

Essas medidas foram divulgadas após o massacre ocorrido em uma escola de Parkland, na Flórida. Nikolas Cruz, de 18 anos, invadiu o local e matou 17 pessoas.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias