China elogia cooperação com América Latina em resposta aos EUA

Publicado em 16/04/2018 - 16:10 Por Da Agência EFE - Pequim

Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hua Chunying, durante coletiva de imprensa em Pequim 06/01/2016

Porta-voz da China, Hua Chunying, durante coletiva de imprensa em PequimREUTERS/Jason Lee/Arquivo

A China destacou nesta segunda-feira (16) que sua cooperação com a América Latina procura igualdade e o benefício mútuo e não envolve nenhum outro país. A declaração veio como resposta ao secretário americano de Comércio, Wilbur Ross, que disse na sexta-feira, durante a Cúpula das Américas em Lima, que para essa região é mais benéfico fazer negócios com os Estados Unidos. A informação é da EFE.

"A China compra basicamente matérias-primas e produtos agrícolas da América Latina, enquanto nós compramos produtos manufaturados. Há mais valor acrescentado nos produtos que a América Latina nos vende do que os que eles vendem à China. Assim, acreditamos que (fazer negócios com EUA) beneficia mais a economia dos países latino-americanos", explicou Ross durante a cúpula.

"Não temos nenhum problema que explorem as possibilidades com a China. Nunca pedimos a nenhuma nação que não comercialize com outra, exceto nos casos sobre os que impusemos sanções, como a Rússia", sustentou Ross.

Em resposta, a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Hua Chuying, afirmou hoje em coletiva de imprensa em Pequim que "ninguém melhor do que o povo latino-americano para saber se a China é ou não um bom parceiro cooperativo da América Latina".

A porta-voz lembrou hoje que a China é atualmente o segundo parceiro comercial da América Latina e que as companhias chinesas criaram mais de 1,8 milhão de empregos nesse continente.

Além disso, a China está "preparada para trabalhar com os países latino-americanos para expandir o benefício mútuo e a cooperação", disse Hua Chuying, e pediu que os EUA respeite a vontade desses países, vejam as relações entre a China e a América Latina de forma objetiva e façam mais para beneficiar o desenvolvimento da região.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias