Morre aos 92 anos Barbara Bush, ex-primeira-dama dos EUA

Publicado em 18/04/2018 - 05:33 Por Agência EFE - Washington

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Barbara Bush morreu nessa terça-feira, aos 92 anos, por causas ainda não divulgadas, informou o porta-voz da família, Jim McGrath, em comunicado..

No domingo passado (15), ele anunciou a decisão da esposa do ex-presidente George H. W. Bush (1989-1993) de não voltar ao hospital para submeter-se a novos tratamentos contra uma obstrução pulmonar crônica que sofria há anos.


Barbara Bush, que era mãe do também ex-presidente George W. Bush (2001-2009), sofria há muito tempo de uma obstrução pulmonar crônica, que tinha afetado sua capacidade cardíaca e que a levou a ser internada em várias ocasiões ao longo dos últimos anos.

Em comunicado divulgado por sua fundação, o filho George W. Bush disse que sua mãe trouxe amor e alfabetização a milhões. "Para nós, era muito mais. Minha mãe nos manteve com os pés no chão e nos fez rir até o final".

Barbara nasceu em Nova York em 8 de junho de 1925. A ex-primeira-dama ficou muito popular como defensora da alfabetização, tanto de jovens quanto de adultos, uma causa que sentia muito próxima devido à dislexia sofrida por seu filho Neil e da qual participou de maneira ativa junto a diversas organizações.

A esposa de George Bush continuou com a cruzada a favor da alfabetização e criou sua própria fundação, "The Barbara Bush Foundation for Family Literacy", que deu apoio a organizações de todo o país que estimulavam hábitos de leitura entre crianças e adultos.

Para apoiar economicamente a causa, ela escreveu o livro Millie's Book: As Dictated to Barbara Bush, que contava os detalhes diários da vida na Casa Branca pelos dos olhos de Millie, a cadela do casal Bush. Com isso, arrecadou mais de US$ 1 milhão, que foram destinados a programas de leitura.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias