Sucessor de Raúl Castro será eleito hoje, mas só será conhecido amanhã

Publicado em 18/04/2018 - 12:41 Por Agência EFE - Havana

Os deputados de Cuba votarão hoje (18), após a abertura da 9ª Legislatura e a constituição da Assembleia Nacional, a candidatura para escolher o Conselho de Estado e o novo presidente do país. Os resultados só serão divulgados amanhã.

"Na jornada do dia 19 serão conhecidos os integrantes eleitos para o Conselho de Estado que tomarão posse dos seus cargos na ANPP (Assembleia Nacional do Poder Popular)", publicou o jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba.

Cuba abrirá hoje sua 9ª Legislatura em uma sessão histórica de dois dias onde será constituída a Assembleia Nacional do Poder Popular resultante das eleições gerais de 11 de março e haverá a mudança na presidência do país, já que Raúl Castro completa o limite de dois mandatos consecutivos que ele mesmo impôs para os cargos políticos no país.

Cuba faz sessão para escolher novo presidente
Cuba faz sessão para escolher novo presidente  (Alejandro Ernesto/EFE/Direitos Reservados)

 

Após a constituição da Assembleia Nacional com o juramento dos 605 deputados eleitos, será escolhida a mesa diretora do parlamento, ou seja, presidente, vice-presidente e secretário.

Posteriormente, será iniciado o processo para a escolha do Conselho de Estado - o principal órgão de governo em Cuba - pelo qual a Comissão de Candidaturas Nacionais (CCN) apresentará as proposições para presidente do país, primeiro vice-presidente, vice-presidentes, secretário e demais membros.

Após informar aos deputados o seu direito de modificar total ou parcialmente a proposta, será submetida à votação o projeto de candidatura.

Posteriormente, a votação ocorrerá com o voto secreto dos deputados e a Comissão Eleitoral Nacional realizará a apuração.

Amanhã serão conhecidos os membros eleitos do novo Conselho de Estado, entre eles, o presidente, que tomarão posse na Assembleia Nacional. Depois haverá a cerimônia de encerramento da sessão.

Se não houver surpresas, o favorito para suceder Raúl Castro é o atual primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel que, em 20 de abril, completa 58 anos.

O Conselho de Estado de Cuba é integrado por presidente, primeiro vice-presidente, cinco vice-presidentes, um secretário e 23 membros. 

Edição: -

Últimas notícias