Braço direito do líder norte-coreano viaja para Nova York

Publicado em 30/05/2018 - 06:12 Por Agência EFE - Seul

Kim Yong-chol, considerado o braço direito do líder norte-coreano Kim Jong-un, viajou hoje (30) para Pequim (China), rumo a Nova York (Estados Unidos), para finalizar os preparativos da cúpula de Cingapura entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos (EUA), informou a agência sul-coreana Yonhap.

Vice-presidente do Comitê Central do partido único norte-coreano, Kim tomou o voo CA981 da Air China, com destino ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, segundo confirmou à Yonhap uma fonte diplomática que pediu anonimato.

O voo partiu com pequeno atraso, às 13h23 (horário local, 0h23 de Brasília) e sua chegada está prevista para as 14h (horário dos EUA, 15h de Brasília), segundo o sistema da companhia aérea.

Kim Yong-chol faz a primeira visita de um oficial norte-coreano de alto escalão em mais de 20 anos.

É esperado que o ex-chefe da inteligência norte-coreana se reúna em Nova York com o secretário de Estado, Mike Pompeo, para tentar fechar a convocação da cúpula, prevista o dia 12 de junho em Cingapura, entre Kim Jong-un e o presidente dos EUA, Donald Trump.

Os dois países trabalham contra o relógio e em diversos frentes diplomáticas para resolver as diferenças bilaterais - principalmente em torno do possível modelo norte-coreano de desnuclearização - e dar por assegurada a realização da histórica reunião, a menos de duas semanas para a data inicialmente planejada.

Na delegação que viaja com Kim também está Choe Kang-il, diretor-geral para América do Norte da chancelaria norte-coreana.

Tanto Kim quanto Pompeo tiveram papel importante nas últimas semanas para a realização da cúpula, que chegou a ser cancelada oficialmente na semana passada pelo governo americano, antes de recuar e deixar novamente a porta aberta para o encontro.

Pompeo visitou recentemente, em duas ocasiões, Pyongyang, onde se reuniu com Kim Yong-chol e também com o líder norte-coreano. Não está descartada a possibilidade de Trump receber o militar norte-coreano em Nova York.

Kim havia chegado ao aeroporto de Pequim ontem, embora inicialmente tenha reservado uma passagem para Washington para o mesmo dia. Porém, mudou de opção e optou por um voo para Nova York, entre especulações de que ele possa ter se encontrado com autoridades chinesas nesse período.

A fonte consultada pelo Yonhap assegurou que o pagamento pelas passagens não foi feito até horas antes da decolagem, possivelmente para garantir a autorização de Washington, que ativou sanções sobre Kim Yong-chol, que tecnicamente o impedem de entrar nos EUA pelas suas conexões com o programa atômico.

Últimas notícias